O Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa localiza-se dentro dos muros medievais do Castelo desta Vila, não se podendo porém precisar a data exacta da sua fundação, sendo que a existência da matriz é já assinalada na época medieval, como Igreja de Santa Maria.
A 6 de Fevereiro de 1818 D.João VI beneficia o Santuário declarando-o cabeça da nova Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, agradecendo à Padroeira a resistência nacional às invasões francesas. Neste Santuário nacional estão sediadas as antigas Confrarias de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e dos Escravos de Nossa Senhora da Conceição.
O Papa João Paulo II, um Mariano confesso, visitou este Santuário a 14 de Maio de 1982. A grande peregrinação anual ao Santuário de Vila Viçosa celebra-se a 8 de Dezembro. Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa é padroeira da Arquidiocese de Évora.
Em termos Marianos, observamos a Imagem de Nossa Senhora do Carmo num altar da mesma evocação na epístola, onde no balcão está ao culto Nossa Senhora de Fátima. Ao evangelho temos Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. No altar-mor domina a imagem do orago do templo, oferecida por Nuno Álvares Pereira (que a terá adquirido em Inglaterra), a qual como sabemos é Padroeira de Portugal, Coroada Rainha a 25 de Março de 1646 por D. João IV, no decurso da Guerra da Restauração da Independência. Neste altar observam-se ainda uma série de óleos de temáticas Marianas.
Sem comentários:
Enviar um comentário