Esta é a Igreja Matriz evoramontense, cujo orago é Nossa Senhora da Conceição, a Padroeira de Portugal. Situa-se na Rua de Santa Maria, sobre a qual já nos debruçámos no post anterior, e que remete para o antigo topónimo da Matriz, já que era essa a designação medieval do templo desde pelo menos o século XIII, época em que possivelmente foi erigido.
A Igreja é de planta rectangular, com três naves e três tramos, sem transeto, de ábside quadrangular cupulada a meia laranja, possuindo o restante corpo do imóvel cobertura em madeira.
Nesta Igreja deparamo-nos com a devoção a Maria no altar principal, onde está ao culto a padroeira actual deste templo, Nossa Senhora da Conceição. Nos nichos do retábulo do altar, em peanhas, temos as imagens em madeira estofada e dourada de Santa Ana ensinando Nossa Senhora a Ler (à direita), e no lado oposto uma Nossa Senhora do Carmo, também em madeira estofada e dourada. A imagem de Nossa Senhora da Conceição, a actual padroeira desta Igreja, é igualmente de vulto, em madeira estofada e dourada..
Na nave esquerda continua a devoção a Maria, por intermédio de Nossa Senhora do Rosário. Tem retábulo de talha dourada, com colunas salomónicas, ornado com elementos vegetalistas e grinaldas. A Imagem de roca de Nossa Senhora do Rosário venerada neste altar, é de provável lavor da época do retábulo, séc. XVII. .
Por sua vez, na nave direita, no altar de Santo António, no balcão, observa-se uma pequena Imagem de Nossa Senhora de Fátima.
As festas de Santa Maria, as principais de Evoramonte, ainda se realizam nos nossos dias, sendo estas a 15 de Agosto.
Sem comentários:
Enviar um comentário